ÚRSULA CORONA

Atores, Faixa 40 anos

ÚRSULA CORONA, brasileira, ativista do World Food Programme , maior agência humanitária das Nações Unidas ( ganhadora do Nobel da paz de 2020) é nascida no Rio de Janeiro, em 23 de maio de 1982, filha do jornalista e apresentador Alberto Eduardo Corona com a bailarina Diva Silva, uma das primeiras bailarinas de destaque no Brasil. Com 32 anos de carreira, estreou na TV Globo aos 8 anos de idade como atriz, interpretando, cantando e dançando no especial “A Nave Magica”, sob a direção de Augusto Cesar Vannucci. Também gravou o disco deste Especial, lançado pela Som Livre . Na mesma época, era líder do grupo musical infantil “Arco Íris”, fazendo shows por todo o Brasil, cantando músicas do álbum do grupo. Após sua estréia nas telinhas, Úrsula interpretou outros papéis. Entre eles, destacam-se: o Programa “Você Decide”, dirigida por Paulo José; novela “História de amor” de Manoel Carlos, direção de Ricardo Waddington; “Terça Nobre -Especial Feliz Aniversário” com direção de Roberto Talma (nome que ela tem muito orgulho de destacar, por ter sido seu grande mentor e amigo)
Úrsula se destacou com a personagem TATI da novela “Floribella”, na BAND. Devido ao grande sucesso e fervor que a personagem criou no público infantil, as crianças fizeram um abaixo-assinado para que Tati retornasse na segunda temporada da novela, fazendo com que a versão brasileira fosse modificada para atender aos seus fãs. Ela ainda foi eleita, pelas crianças, apresentadora do programa infantil “Diário de Floribella”, projeto que deu mais audiência que a novela, destacando mais, ainda, seu carisma, comunicação e verdade com seu público. Suas escolhas sempre passaram pela educação, consciência e cultura, o que levou Úrsula, depois da novela “Viver a vida” e da minissérie “O Astro” da TV Globo, a abrir caminhos no exterior e seguir para a Europa.

Foi na Holanda, que participou e foi premiada na exposição do “Festival de Fotografia de Noorderlicht” (Amsterdã), com a proposta que dialogou duas paixões – filosofia e música – e trouxe Spinoza, ao encontro com a música. Em seguida, Úrsula segue para Alemanha, onde se apresentou com várias cias de teatro. Em Portugal, Úrsula foi convidada para viver o desafio da sua primeira vilã na novela “Sol de Inverno”, da emissora SIC. Úrsula é convidada a voltar ao Brasil em 2016 para dar vida à Claudia, em “Totalmente Demais”, da Rede Globo.
Como compositora, Úrsula acumula parcerias com Dominguinhos, Bena Lobo, Daniel Gonzaga, Rômulo Pacheco e Maria de Moraes (filha de Vinicius de Moraes). Sua diversidade como apresentadora, a tem destacado em canais de televisão como, TV Globo, Sport TV, Music Box Brazil, TVI, SIC, Fashion TV e Canal Brasil. Pela Sete Artes Produções, Úrsula produz e apresenta a série dos “Jogos Mundiais dos Povos Indígenas”, onde reúne 23 países e mais de 3 mil atletas nacionais e estrangeiros. Projeto lançado no Canal Brasil, com distribuição para diversos países.
Úrsula desenvolveu, junto com seu sócio Omar Marzagão, as séries “Lincoln Olivetti – O Mago do Pop” contando a vida do produtor musical e arranjador Lincoln Olivetti; “Alceu de Todos os Tempos”, uma série documental sobre Alceu Valença e, “O Silêncio que Canta por Liberdade”, além disso, ela dirige estas séries que serão lançadas em 2022. Em 2022, Úrsula fundou o instituto “Fome de Tudo”, que tem apoio institucional da WFP.

Currículo

Na Televisão
2020/2021- Na corda bamba (Em Portugal no canal TVI)
2017 – Ouro Verde (Em Portugal no canal TVI)
Personagem: Valéria
2016 – Totalmente Demais
Personagem: Cláudia
2013 – Sol de Inverno
Personagem: Taís
2013 – Malhação
Personagem: Betty
2011 – Amor em 4 Atos
Personagem: Débora
2011 – O Astro
Personagem: Elizabeth
2010 – Viver a Vida
Personagem: Ivette
2006 – Floribella – Participação especial
Personagem: Tati
2005 – Floribella
Personagem: Tati
2002 – O Beijo do Vampiro
Personagem: Juliana
2001 – O Quinto dos Infernos
Personagem: Esmeralda
2001 – Sítio do Pica-Pau Amarelo
Personagem: Serena
1995 – História de Amor
Personagem: Aninha

Direção/ Criação 
2020- Alceu de todos os tempos
2019- O silêncio que canta por liberdade
2018- O mago do pop

Apresentadora
2021- O encontro dos cristos (Canal Brasil e Tap)
2018- O mago do pop
2016- Jogos mundiais dos povos indígenas (Canal Brasil)
2016- Fashion Tv
2006- Diário de Floribella