Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o ator Ricardo Martins cresceu em Canoas e mudou-se, na década de 1990, para o Rio de Janeiro, onde formou-se em interpretação pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e participou de duas oficinas de atores na Globo. Nessa época, ele fez sua estreia na TV, no remake da novela Pecado Capital (1998), da emissora carioca, mas foi na rede Bandeirantes que interpretou seu primeiro protagonista, no sucesso Dance Dance Dance (2007).
Ao longo de sua carreira, ele esteve no elenco de diversos folhetins da Rede Globo, como Tempo de Amar (2018), Êta Mundo Bom! (2016), Da Cor do Pecado (2004), Chocolate com Pimenta (2003), Malhação (1998) e Você Decide (1998). Pela RecordTV, foi convidado para interpretar Larsa, em O Rico e o Lázaro (2017). Já nos palcos do teatro, ele integrou o elenco de Isaurinha Garcia – O Musica (2009), A Glória de Nelson (2005) e 100 Dicas pra Arranjar Namorado (2013/2014). Nos cinemas, participou de Ninguém Ama Ninguém Por Mais de Dois Anos (2015), de Nelson Rodrigues.
Este ano, o ator estará na 3º temporada de Sob pressão, da rede Globo; e na nova novela das 19h da emissora, Verão 90º, escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com direção artística de Jorge Fernando. “Meu personagem na trama será Horácio, o gerente do Quin’s Palace Hotel. Ele sabe de tudo que acontece no local e é um cara muito dedicado às suas atividades. Podem esperar reviravoltas na história dele!”, diz.
Além das novelas, filmes e peças, Ricardo sempre participa de campanhas publicitárias para grandes marcas, como Pepsi, Skol, Havaianas, Antarctica, Nextel, Zurich Seguros, Peugeot, entre outras. Também apresentou o Planeta Atlântida, um festival de música no Rio Grande do Sul.
Casado e pai do pequeno Joaquim, de seis anos, ele também é amante de esportes aquáticos e integra um clube de canoa havaiana. “Eu remo e também faço stand up paddle. Já fui competidor profissional de ambos. Hoje eu só faço por hobby e surfo também. Estou sempre dentro da água. Para mim, água salgada cura tudo”, revela.