Renata Mizrahi

Autor(a) / Roteirista, Faixa 40 anos, Novos Contratados, Roteirista

Roteirista, dramaturga e diretora. No cinema ganhou prêmio de Melhor roteiro no Festival de Triunfo pelo filme Amores de Chumbo, direção de Tuca Siqueira (atualmente na Amazon e no Now). É autora do longa Os Sapos, que rodou em outubro de 2021, baseado na sua peça homônima, direção de Clara Linhart. O filme ganhou prêmio de melhor filme no Júri Oficial e Popular na categoria Work In Progress no FAM (Festival Audiovisual Mercosul) 2022. Roteirista do longa “Meus 4 Maridos”, que rodou em outubro de 2021, direção de Fred Mayrink. É autora do telefilme Maria, com direção de Iberê Carvalho- estreou em maio de 2023 na TV Globo Brasília e no Globoplay. Autora do curta “Bodas”, que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Primeiro Festival Internacional de La Gent Gran de Barcelona 2019. Na TV, escreveu a segunda temporada de Homens São de Marte… (GNT). Escreveu a segunda temporada da série “Matches” para a Warner. Formatou e escreveu “Tem Criança na Cozinha” (Gloob) que ganhou o prêmio Comkids e foi indicado ao Emmy Kids. Escreveu “Minha Estupidez”, com Fernanda Torres (GNT). Escreveu alguns episódios da Série Cia de Teatro Brasileiras, atualmente no Canal Curta. Desenvolveu a Série Policial “Porto”, com Sérgio Rezende. Desenvolveu a série “Pool Fighters” para Amazon em 2022. Escreveu também “Vai que Cola”, “A Vila” (Multishow), entre outras. Desenvolve a série Rebecca, que foi selecionada para LAB Varilux Cinema Francês 2022 em junho de 2022. Venceu o Festival Cabíria 2020 de melhor argumento infanto-juvenil (com Renata Diniz) por Rodante. Foi curadora do Festival Cabíria 2021 de roteiros de longa-metragem.Atualmente está finalizando o curta-metragem As Melhores, que escreveu e dirigiu. Escreve o roteiro de comédia De Repente Grávida, uma comédia para Monique Alfradique (direção de Ale Machado) que filma em janeiro de 2024. Foi selecionada para o BR LAB 2023 e o Brasil no SET 2023 para desenvolver seu projeto de Longa – LIGA DAS ESTRELAS. No teatro ganhou o Prêmio Shell por Galápagos, em 2014. E os prêmios Zilka Salaberry 2010 e 2012 pelos infantis Joaquim e as Estrelas e Coisas que a Gente Não Vê.

 

SITE OFICIAL: https://renatamizrahi.com.br/

Currículo

TRABALHOS MAIS RECENTES NO ÁUDIO VISUAL
Na TV:
– Escreveu MARIA – tele filme para Globo Brasília – atualmente na Globoplay- direção de Iberê Carvalho (Pá Virada Filmes)
– Escreveu 4 episódios da série para o canal Curta: Cias de Teatro Brasileira. Produtora Camisa Listrada, direção de Roberto Bomtempo.
– Escreveu a segunda temporada da série inédita Matches para Warner (produtora Migdal) que estreia em 2022.
– Escreveu a Segunda Temporada da Série “Homens São de Marte, é Pra Lá que Eu Vou” do canal GNT (Zola/ direção de Susana Garcia).
– Escreveu a quarta temporada de “A Vila” para o Multishow (A Fábrica)
– Fez o argumento e roteirizou o Especial para Rede Globo Brasília, o média-metragem “Maria”, com direção de Iberê Carvalho (Pá Virada Filmes e Globo Filmes). Estreia em maio de 2023.
– Foi a roteirista cabeça do Núcleo Pávirada Filmes em 2015 da série infanto-juvenil Pinna e Otto, o Enigma da Maldição.
– Participou da equipe de desenvolvimento da série Pool Fighters para Amazom Prime (2022)
– Desenvolve o longa metragem infanto-juvenil de sua autoria: Liga da Estrelas, direção de Iberê Carvalho.
– Desenvolveu a série A Garota do Norte – sobre a vida de Fafá de Belém, direção de Iberê Carvalho (Pávirada Filmes)
– Formatou e escreveu o programa “Tem Criança Na Cozinha” do canal Gloob. (Samba Filmes/). O Programa foi indicado ao Prêmio Emmy Kids 2016 na categoria “reality” e ganhou o Prêmio Comkids de melhor programa em 2014.
– Escreveu a série “Minha Estupidez” (GNT), com Fernanda Torres. (Conspiração Filmes).
– Escreveu a segunda temporada do Programa “Tempero de Família” para o GNT. (AGF Produções)
– Trabalhou como roteirista da Rede Globo entre 2012/2013/2014
– Fez Oficina de Autores da TV Globo em 2010.
– Trabalhou como roteirista da Conspiração Filmes em 2011.

No Cinema:
– Foi finalista (com Renata Diniz) do prêmio Cabíria 2020, na categoria Argumento Longa metragem Infanto-juvenil, pelo argumento RODANTE.
– Ganhou prêmio de melhor roteiro de Longa Metragem no 11 o Festival de Cinema de Triunfo – por Amores de Chumbo. Filme que escreveu com Tuca Siqueira. (Plano 9/direção Tuca Siqueira). O filme está nas plataformas Amazon e Now
– Idealizou, escreveu e produziu o curta metragem “Bodas” com Othon Bastos e Suzana Faini. O filme se apresentou na mostra paralela do Festival de Cannes, no Festival de Vancouver de Madrid, entre outras. Direção de Alexia Maltner. O filme ganhou o prêmio de Melhor Filme no Primeiro Festival Internacional de Le Gent Gran de Barcelona 2019.
– Idealizou e escreveu “Os Sapos”, baseado em sua peça de mesmo nome, com direção de Clara Linhart (Gamarosa Filmes) – o curta participou dos festivais Curta Cinema (RJ) e Janelas (PE), entre outros.
*A sua versão longa metragem foi filmada em outubro de 2021 através do edital Prodecine 1 FSA. Também com direção de Clara Linhart (Gamarosa Filmes). O filme ganhou prêmio de melhor filme no Júri Oficial e Popular na categoria Work In Progress no FAM 2022. Estreia em 2023.
– Escreveu Longa Metragem “Meus Quatro Maridos”, que foi filmado em outubro de 2021, direção de Fred Mayrink.

Núcleos e LABs
-Em 2015 – Núcleo de Criação Pávirada Filmes (DF), coordenado por Iberê Carvalho e Maíra Carvalho, onde desenvolveu a série “Pina e Otto- O enigma da Maldição”.
-Em 2021/2022 – Núcleo da Quartinhos Filmes (DF), coordenado por Maíra Carvalho, onde desenvolveu seu longa autoral : Essa Noite É Minha e Liga das Estrelas
-Em 2022 p- LAB VARILLUX CINEMA FRANCÊS , onde trabalhou no desenvolvimento de sua série” Rebeca.”
– Em 2021 participou do LAB Cabíria de desenvolvimento de Longa Metragem Infanto Juvenil por rodante.
– Em 2023 foi selecionada para o Brasil no Set para desenvolver seu projeto de Longa- Liga das Estrelas
– Em 2023 foi selecionada para BRLAB para desenvolver seu projeto de Longa LIGA DAS ESTRELAS

Educação:
– Formada em Artes-Cênicas na UNIRIO.
– Estudou Dramaturgia para Novela na Oficina de Autores da Globo, em 2010.
– Estudou Cinema na EICTV em Cuba (Escuela Internacional de Cine e TV), em 2013
– Foi Coordenadora do Curso Livre de Roteiro da AIC.
– É Coordenadora do curso de conteúdo infanto juvenil da Roteiraria.

Consultoria e Curadoria:
– Parecerista do Sesc Argumenta 2023
– Curadora do Festival Cabíria 2021 na Categoria Longa Metragem de Ficção.
– Curadora do Ciclo de Leitura – Dramaturgas Brasileiras do Midrash Centro Cultural
– Ministrou Masterclass no Cabíria Festival 2021 de argumento de Longa Conteúdo Infanto-juvenil
– Participou da Mesa sobre Teatro/Cinema no ROTA festival 2021
– Consultora do OEI 2020 – Festival de Novos Roteiros
– Consultora do Longa Metragem “Perfeitos Desconhecidos” (versão brasileira- produtora Sony e Erica Iooty)
– Consultora para o argumento média metragem O Bolo de Renata Diniz
– Consultora para o Longa Infanto-juvenil Abigail e a Girafa, através do edital FAC 2018
– Consultora do Projeto Tatipirun – Proac SP
– Consultora do projeto de longa AO MAR- de Simone Marinho

TRABALHOS MAIS RECENTES NO TEATRO

– Em 2023 estreou as seguintes peças:: 60 DIAS DE NEBLINA -livremente inspirado no livro de Rafael Carvalho – direção de Beth Goulart. DESOBEDIÊNCIA – em São Paulo, livremente inspirado no livro de Yukiko sugihara , direção de Regina Galdino. A VEDETE DO BRASIL – O MUSICAL , direção de Claudia Netto. DE ONDE VEM O DINHEIRO (Em São Paulo) – direção de Pedro Garrafa. CORINGA (autora e diretora), no Porão da Casa de Cultura Laura Alvim . Fez a estreia nacional no interior de São Paulo com O POETA AVIADOR (autora e diretora)
– É vencedora do Prêmio Shell 2014 por “Galápagos”, direção de Isabel Cavalcanti. Por Galápagos também foi indicada ao Prêmio Cesgranrio 2014 por “Galápagos” e ao Prêmio APTR 2014. A peça foi lida na Cuny University em Nova York.
– É vencedora dos prêmios Zilka Salaberry de Melhor Texto em 2012 e 2010, pelas peças “Coisas que a gente não vê”, direção de Joana Lebreiro e “Joaquim e as estrelas”, direção de Diego Molina.
– Seu texto inédito, CORINGA, recebeu menção honrosa no Prêmio de Dramaturgia Carlos Carvalho 2022. O espetáculo estreia em 2023
– Foi indicada a melhor texto por “Silêncio!” nos Prêmios FITA 2014 e Prêmio Cesgranrio 2014. A peça ganhou prêmio Cesgranrio 2014 de melhor atriz para Suzana Faini, que também foi indicada ao Prêmio Shell. O ator Jitman Vibranovski ganhou o Prêmio de Melhor ator FITA 2014 ao lado de Suzana Faini, que ganhou melhor atriz.
– Foi indicada a melhor texto por “ Os sapos” nos Prêmios Cesgranrio e ao FITA 2013 de Melhor Texto e Revelação de Melhor Direção. A peça ganhou prêmio FITA 2014 de melhor atriz para Verônica Reis e melhor atriz coadjuvante para Paula Sandroni.
– Foi indicada a Melhor Texto por “Marrom- Nem Preto, Nem Branco?” no Prêmio Zilka Salaberry 2017, Prêmio CBTIJ(2017) e no Prêmio Botequim Cultural direção de Marcelo Alonso Neves.
– Foi indicada a melhor texto adaptado por “Ludi Na Revolta da Vacina”, adaptação do livro de Luciana Sandroni nos Prêmio CBTIJ(2017) e no Prêmio Botequim Cultural 2017.
– Foi indicada ao Prêmio Zilka Salaberry 2013 pelo texto infantil “Nadistas e Tudistas”, com direção de Daniel Herz .
– Escreveu “Chica da Silva – O Musical”, direção de Gilberto Gawronski. A peça recebeu Prêmio Shell de melhor atriz (Vilma Melo). (estreou em 2016)
– Seu esquete “Isso Foi Apenas Uma Cena Curta” foi selecionado para ser encenado em Londres no evento “Vozes Contemporânea do Brasil” no Theatre 503.
– Estreou em 2019 com a peça adulta, “Vale Night”, onde assina texto e direção.
– Estreou em janeiro de 2020 “Gabriel Só Quer Ser Ele Mesmo”, musical assina texto e a direção ao lado de Priscila Vidca
– Estreou em 2021 a peça “Ana e a Tal Felicidade” texto livremente inspirado no livro homônimo de Cris Pimentel
– Estreou em 2022 – Mãe de Santo, com Vilma Melo e direção de Luiz Antônio Pilar. A peça foi indicada a melhor atriz no Prêmio Shell de teatro.
– Também escreveu “O que é que ele tem?”, monólogo escrito para Louise Cardoso, inspirado no livro de Olívia Byington, direção de Fernando Philbert.
– Escreveu “ E se Mudássemos de Assunto” com direção de Marcos França.
– Escreveu “O Olho de Vidro, direção de Vera Holtz e Guilherme Leme Garcia.
– Outras pelas encenadas: “WAR”, direção de Diego Molina. “Bette Davis e a Máquina de Coca-Cola”, direção de Diego Molina, “O Jardim secreto”, direção de Rafaela Amado e Mariah Stuart; “Momo e o senhor do tempo”, direção de Cristina Moura; “Caixa de Phosphorus”, Direção de Susanna Kruger, “Nada que eu disser será suficiente até que o sol se ponha”, direção de Diego Molina; “Um dia Anita” (com Julia Spadaccini), direção de Diego Molina, entre outras.

Professora de dramaturgia/roteiro:
– Ministrou a oficina Diálogos Criativos no Carambola LAB em Maceió.
– Ministrou a oficina Conteúdo Infanto-juvenil através do Sesc Rondônia.
– Ministrará WorKshop do Teatro para o Cinema no FRAPA 2023
– Atualmente é professora de roteiro na Roteiraria e CAL (Casa de Artes de Laranjeiras)
– Foi coordenadora e professora do curso de Formação de Roteiro da AIC RJ (Academia Internacional de Cinema). Professora também do terceiro período do curso técnico de direção de cinema Filmsworks, e de Cinema Livre, da mesma escola.
– Foi coordenadora e professora do curso de Conteúdo Infanto Juvenil da AIC RJ (Academia Internacional de Cinema)
– Deu oficina de roteiro no Festival Guarnicê (UFMA) em 2020
– É professora de dramaturgia e roteiro do Curso Livre da CAL (Casa de Artes de Laranjeiras).
– Foi Professora de dramaturgia do Projeto Sesc Dramaturgia, onde percorreu 6 cidades do país: Campo Grande e Corumbá (MS), Salvador, Santo Antônio de Jesus e Jequié (BA) e Parati (RJ).
– Foi Professora de dramaturgia do Projeto Sesi Dramaturgia 2016 – Unidade de Campos do Goytacazes. Foi professora de dramaturgia do projeto Manguinhos em Cena, coordenado pela Cia. do Gesto.
– Foi professora de dramaturgia do Projeto Maratona Teatro de Nós, onde percorreu as cidades do interior do Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Três Rios, Friburgo e Duque de Caxias). Foi professora de dramaturgia do Festival de Inverno do Sesc Rio, onde percorreu duas cidades: Teresópolis e Petrópolis. Foi professora de curso livre de dramaturgia da Sede das Cias.
– Foi professora de dramaturgia da Caravana Petrobrás BR, com suas peças Silêncio! E Os Sapos nas cidades: Salvador (BA), Aracaju (SE), Belo Horizonte(MG), Campinas (SP) e Duque de Caxias (RJ). Em 2016 deu duas oficinas de dramaturgia na Sede das Cias, na Escadaria Selarón, Lapa.
– Professora de roteiro para adolescentes (11 à 14 anos) no projeto Sesc Rio. (Teresópolis, Friburgo e Três Rios)