PÉROLA FARIA
Atores, Faixa 30 anos
Currículo
Pérola Faria, nasceu no dia 26 de julho de 1991, no Rio de Janeiro. É uma atriz brasileira, formada em Jornalismo, apaixonada por poesia, música, dança e natureza.
Iniciou a carreira no teatro aos seis anos de idade, por conta da timidez que durante o jardim de infância foi confundida com autismo, diagnosticado pela psicóloga da escola. Na época, a mãe da Pérola optou por colocá-la para desenvolver a comunicação e a expressão através das artes. E por isso, desde muito nova iniciou seu desenvolvimento artístico através dos espetáculos teatrais e também diversas modalidades de dança.
Aos onze, fez sua primeira peça profissional que ficou em cartaz no teatro SESC da Tijuca, chamada “20 minutos”, dirigida por Carla Tausz. Assim, se apaixonou ainda mais pela profissão e começou a ter necessidade de aprender mais sobre o mundo artístico. Iniciou seus estudos voltados a interpretação para câmera na escola da diretora Cininha de Paula, com o direto Márcio Augusto, que dirigiu as primeiras temporadas de “Malhação’’. Com ele, participou também de vários curta-metragens que foram indicados a festivais de cinema nacional. Pérola passou os anos seguintes fazendo cursos com diferentes diretores e preparadores como Fátima Toledo, Sergio Penna, José Celso Martinês, Camila Amado, Ana Kfouri, Andrea Cavalcante, Rose Gonçalves, Ângela Bonatti, Silvio Guindane, Teresa Lampreia.
Pérola ficou nacionalmente conhecida ao interpretar a bailarina Gisele da novela “Páginas da Vida”, de Manoel Carlos (2006). Na trama, a moça sofria de bulimia e também protagonizou um lúdico romance com o personagem Luciano, interpretado por Rafael Almeida.
No ano seguinte, protagonizou o especial ‘’Por toda a minha Vida – Nara Leão’’ dirigido por Ricardo Waddington e João Jardim, interpretando Nara na infância e na adolescência, que foi um enorme presente para a atriz.
Em 2008, fechou contrato de três anos com a emissora Rede Record, podendo estendê-lo até quatro anos. No mesmo ano, entrou para o elenco da telenovela ‘’Bela, a Feia’’, produzida e exibida pela emissora, que foi ao ar a partir de quatro de agosto, interpretando a ‘’patricinha’’ Juliana Barros, melhor amiga de Ludmila (Marcela Barrozo) e apaixonada por Max (Sérgio Hondjakoff).
Seu trabalho seguinte na emissora foi a versão brasileira da novela Rebelde, grande sucesso da Record TV que teve duas temporadas. Pérola interpretou a personagem Vicky Paz.
Em 2013, foi convidada pelo diretor Ivan Zettel para ingressar no elenco de “Dona Xepa”, interpretando Yasmin. E no mesmo ano, gravou o especial de final de ano da Record “Casamento Blindado”, em São Paulo. Obra baseada no best-seller de Cristiane Cardoso. Pérola interpretou Amanda, protagonista da trama que foi dirigida por Del Rangel.
Pérola também participou do episódio “O homem hidrópico”, da série “Milagres de Jesus” em 2014, como a jovem Ester. A direção foi de João Camargo.
A partir deste trabalho, Pérola se apaixonou por obras bíblicas e foi escalada para “Os dez mandamentos”, outra novela que rendeu duas temporadas devido ao grande sucesso e aceitação do público. Trabalho que também abriu muitas portas para a Record e seu elenco fora do Brasil, pois foi vendida para diversos países, principalmente Chile, Argentina, Venezuela e Moçambique. Na trama, Pérola viveu a hebréia Deborah.
Em 2017, Pérola foi convidada para a novela “O rico e Lázaro”, e foi quando ganhou sua primeira personagem adulta e de personalidade forte. Kassaia era uma princesa, filha de Nabucodonosor. A obra foi muito marcante para a atriz, que precisou trabalhar sua força interior para interpretar a personagem de forma que fosse diferente de todas as outras mocinhas já vividas até então. Este trabalho lhe rendeu a terceira renovação consecutiva com a emissora.
No mesmo ano, emendou na trama “Apocalipse”, interpretando a nerd Brenda, passando pela sua primeira grande transformação, tingindo os cabelos de rosa.
Foi vencedora do programa “Dancing Brasil – 4ª temporada”, apresentado por Xuxa Meneghel, em 2018. Pérola já havia vencido o quadro “Isso eu faço!” do programa “Hora do Faro”, apresentado por Rodrigo Faro no ano de 2014. Eram diversas apresentações semanais onde os participantes precisavam aprender em uma semana desafios que envolviam dança, circo, música, números de mágica e outras habilidades.
Em 2019, foi escalada para o elenco de “Topíssima”, outro grande sucesso da emissora, interpretando sua primeira vilã, Angélica. Logo após a novela, foi convidada por Eri Johnson para seu especial de final de ano “O Figurante”, interpretando a blogueira Kitty Karão.
Em 2020 foi recebeu o convite para integrar o elenco de “Gênesis”, grande aposta da Record TV, e aceitou raspar os cabelos para viver a rainha egípcia Khen, passando por mais um grande desafio de transformação na carreira.
Em novembro de 2021 gravou seu primeiro longa-metragem, “Horizonte”, dirigido por Rafael Calomeni, como a jovem Sarah. O filme conta com Alexandra Richter, Suely Franco, Raymundo de Souza e elenco.
Pérola completou a formação de yôga na escola DeROSE Method em 2020, que ensina técnicas e conceitos de reeducação comportamental, abordando temas como boas relações humanas, boa alimentação, boa forma, civilidade, dentro de uma filosofia comportamental milenar originada há mais de 5000 anos, com o objetivo de aprimorar o indivíduo praticante e tudo ao seu redor, proporcionando alta performance e qualidade de vida.
Além disso, Pérola também estudou sobre direção de atores para estender seus conhecimentos e sua experiência aos bastidores, auxiliando o treinamento de elenco, como coach de atores, voltada ao público infantil/adolescente.
Televisão
2021 – Gênesis (como rainha Khen) – Rede Record
2019 – Topíssima (como Angélica) – Rede Record
2018 – Dancing Brasil 4ª temporada (campeã) – Rede Record
2017 – Apocalipse (como Brenda) – Rede Record
2016 – O Rico e Lázaro (como Kassaia) – Rede Record
2015 – Os Dez Mandamentos (como Deborah) – Rede Record
2014 – Milagres de Jesus (como Ester) – Rede Record
2013 – Dona Xepa (como Yasmin Silva) – Rede Record
2011 – Rebelde (como Vitória) – Rede Record
2009 – Bela, a Feia (como Juliana) – Rede Record
2007 – Por Toda a Minha Vida, indicado ao Prêmio EMI, (Nara Leão, na adolescência) – Rede Globo
2006 – Páginas da Vida (Giselle Saraiva) – Rede Globo
Cinema
2023 – Horizonte (como Sarah) – Direção Rafael Calomeni
2007 – Ponte Para Terabítia (dublagem de Leslie) – Disney
– Curtas
Revoltados – Direção: Marcio Augusto.
A Herança – Direção: Marcio Augusto.
O Parque – Direção: Marcio Augusto.
Um Dia de Van – Direção: Marcio Augusto.
Teatro
Peter Pan – Direção: Valéria Moreira – Teatro Odilon Filho / Teatro dos Grandes Atores
A Bela e a Fera (como Bela) – Direção: Marcio Augusto – Teatro Antônio Fagundes
20 Minutos – Direção: Carla Tausz – Teatro SESC da Tijuca
O beijo no asfalto – Direção: Ana Kfouri – Academia Nacional de Atores