No dia 5 de agosto de 1929 nascia uma das maiores atrizes do país. Nathalia Timberg, uma profissional respeitada pelo público e pela crítica, com 95 anos de vida e quase nove décadas de carreira. Feito que merece ser comemorado de todas as formas possíveis, como vem ocorrendo com muito merecimento.
Atriz graduada em Belas Artes pela UFRJ e no Education Par Les Jeux Dramatiques, com Jean-Louis Barrault, Etienne Decroux, Jacqueline Levant e Tania Balachova. Descoberta por Olavo de Barros ainda menina, fez parte do Teatro Universitário (TU) e do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).
Ao longo da sua carreira recebeu inúmeras premiações entre elas duas vezes o Prêmio Molière, um Troféu Mambembe, um Prêmio Shell, um prêmio APCA de Televisão, um Prêmio Bibi Ferreira, além de já ter sido condecorada com o Troféu Mario Lago, o Prêmio Faz Diferença, o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro e o Prêmio Cesgranrio de Teatro.
No teatro destacou-se em peças como: Senhora dos Afogados, O Jardim das Cerejeiras, O Pagador de Promessas, Meu Querido Mentiroso, Três Mulheres Altas, Conduzindo Miss Daisy, A Importância de Ser Fiel, Melaine Klein, Tríptico Samuel Beckett, 33 Variações e O que terá acontecido a Baby Jane, Chopin ou O Tormento do Ideal, Através da Iris.
No cinema, participou dos filmes: Ravina, Viagem aos seios de Duília, O Homem Que Comprou o Mundo, Dedé Mamata, condenado à Liberdade e Vendo ou Alugo.
Na televisão coleciona inúmeros papéis memoráveis como: Maria Helena de Direito de Nascer, Charlotte em A Rainha Louca, Rainha Elizabeth em Maria Stuart, Juliana em A Sucessora, Cecília Spina em TiTiTi, Celina Junqueira em Vale Tudo, Sarah Bernhardt em Sangue do Meu Sangue, Bárbara Heliodora em Dez Vidas, Mariana em Pantanal, Idalina em Força de um Desejo, Estela em Babilônia e participou como Jacira em Fuzuê.
Fez parte da bancada do primeiro telejornal da Rede Globo, o Tele Globo. Apresentou os programas Nathália Timberg e Você e Coração do Rio.
Atualmente no espetáculo ‘A Mulher da Van’ da vida a Senhora Mary Shepherd, nesta sua longa estrada artística.