Melânia Gomes tem um bichinho de palco. Desceu de Viana do Castelo rumo a Lisboa, aos 18 anos, pronta para entrar em cena! Começou por fazer teatro amador em Revista, na Academia de Santo Amaro e, em 2003, tornou-se profissional no Teatro Maria Vitória. Encheu o Parque Mayer com inúmeros espetáculos como “Vá pra Fora ou vai Dentro”, “A Revista é Liiiinda” e “Hip Hop Parque”.
Em 2008, viu o seu talento reconhecido ao ser homenageada com o Prémio “Máscaras de Ouro” – prémio maior do teatro de Revista.
A par da carreira no teatro, Melânia Gomes tornou-se uma cara reconhecida e acarinhada pelo grande público ao integrar diversos projetos de ficção como “Malucos do Riso”, “Maré Alta”, “Água de Mar”, “Flor do Mar” e muitos outros, mas sobretudo com as suas inesquecíveis e marcantes personagens em “Espírito Indomável” e “Deixa Que Te leve“.
Estreou-se no cinema com “7 Pecados Rurais”, de Nicolau Breyner, filme pelo qual foi distinguida com o Prémio Áquila de Melhor Actriz Principal de Cinema e manteve-se fiel ao seu registo de comédia com “Virados do Avesso”, de Edgar Pêra.