Foi durante a faculdade de psicologia que Leonardo Franco entrou em contato com as artes cênicas. Encantado com as técnicas do psicodrama resolveu estudar interpretação ao mesmo tempo em que terminava a universidade. Em quase 35 anos de carreira, atuou em mais de 25 espetáculos teatrais, produziu outros 20, dirigiu espetáculos teatrais, participou de inúmeras novelas, séries e produções cinematográficas.
Seu primeiro grande sucesso no teatro, foi ao lado de Raul Cortez, em “O Lobo de Ray-Ban” de Renato Borghi, dirigido por Jose Possi Neto, em 1989. Esta experiência foi tão marcante, que em 2009, atuou e produziu, ao lado de Christiane Torloni, a versão feminina da peça (“A Loba de Ray-Ban”).
Leonardo Franco viveu o protagonista do seriado PREAMAR (HBO), dirigido por Estevão Ciavatta, exibido em mais de 26 países. Devido ao sucesso da série na Argentina, foi convidado para atuar ao lado de Ricardo Darin, interpretando o Presidente do Brasil, numa produção da Warner, intitulada LA CORDILLERA, com direção de Santiago Mitre.
É o idealizador e Diretor Geral do Centro Cultural Solar de Botafogo, um dos mais importantes empreendimentos culturais do Rio de Janeiro e pela iniciativa recebeu vários prêmios e homenagens, entre elas, o Prêmio Shell 2007, na Categoria Especial.
Leonardo Franco ainda tem no currículo indicações ao Prêmio Shell e APTR 2008 por sua interpretação do personagem Robert, na peça Traição, de Harold Pinter, dirigida por Ary Coslov e ao Prêmio APTR 2014, por seu trabalho em “Adorável Garoto” dirigido por Maria Maya.