Claudio Botelho
Diretor, Produtor, Tradutor, Versionista, Compositor, Letrista, Cantor e Ator.
Nascido em Araguari (MG), Claudio Botelho mudou-se para o Rio de Janeiro em 1978, onde teve seus primeiros contatos com a música e o teatro no Colégio São Vicente de Paulo, com o professor Almir Telles.
Em 1983, com 18 anos, fez uma adaptação teatral para “Os Meninos da Rua Paulo”, de Ferenc Molnár. A peça fez grande sucesso, ficando mais de um ano em cartaz.
Se formou na primeira turma da CAL (Centro de Arte de Laranjeiras), em 1992.
Como ator, participou de espetáculos como “Na Bagunça do Teu Coração”, “Hello Gershwin”, “Suburbano Coração”, “Company” e “Os Fantástikos”.
Em parceria com Charles Möeller, dirigiu mais de 40 espetáculos de sucesso, tais como “A Noviça Rebelde”, “Pippin”, “Rocky Horror Show”, “Se Meu Apartamento Falasse”, “Kiss me Kate – O Beijo da Megera”, “Hair”, “O Despertar da Primavera”, “Ópera do Malandro”, “Beatles num Céu de Diamantes”, “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?”, “Um Violinista no Telhado”, entre outros.
O trabalho de Claudio Botelho como tradutor de musicais também é muito conceituado. São suas as versões de quase todos os musicais estrangeiros montados no Brasil nos últimos anos, entre os quais “Les Misérables”, “O Fantasma da Ópera”, “My Fair Lady”, “Miss Saigon”, “West Side Story”, “Família Addams”, “A Bela e a Fera” e “Chicago”.
Realizou shows solo como ‘Cantos & Contos’, ‘Cole Porter & Meus Musicais de Estimação’ e ‘Versão Brasileira’.
Claudio já ganhou importantes prêmios, tais como Mambembe, Governo do Estado do Rio de Janeiro, APTR, Qualidade Brasil, Shell, Bibi Ferreira, APCA e o Faz Diferença (Jornal O Globo) e a medalha da Ordem do Mérito Cultural, do MinC.