CHICO AMORIM

Autor(a) / Roteirista

CHICO AMORIM
Autor, diretor, roteirista e redator-chefe em diversos produtos para o cinema e televisão. Formado em comunicação social, começou sua trajetória artística no Recife, onde estreou como autor e diretor de cinema no curta-metragem “CAPIBA, 96 ANOS SE DEUS QUISER!”, película em 35mm que foi lançada no CINE PE (em 2000) e escolhida como um dos representantes do Brasil, em Paris, no “Ano Brasil na França”, em 2005.
Também como diretor, venceu em segundo lugar o FestCine com o clipe musical “ARSENAL” do cantor Romero Ferro. Seu último trabalho em Pernambuco foi no curta-metragem LGBTQI+ “TRAVESSIA”, como autor e diretor e que viralizou no youtube e hoje conta com mais de cinco milhões de views.
Em 2006 iniciou seu trabalho internacional dirigindo na Tv em Angola, o programa “LUANDA DÁ SORTE” pela TPA (Televisão Pública de Angola). Já em Moçambique, pela TIM (Televisão Independente de Moçambique) foi autor e diretor da primeira telenovela moçambicana, “NINETEENS”.
Ainda como diretor, no cinema, ganhou o prémio de melhor documentário em Los Angeles, no Festival de Cinema “LABRFF”, com o longa “O CASO DIONÍSIO DIAS”.
Também assina o roteiro dos longa-metragem “LUCICREIDE VAI A MARTE” (direção de Rodrigo César) e em “UMA PITADA DE SORTE” (direção de Pedro Antônio) é colaborador de roteiro.
Como dramaturgo, escreveu a peça “NESSA MESA DE BAR”, que em 2014 foi montada pelo diretor Marcelo Caridade e fez turnê pelo Brasil com a atriz Fabiana Karla no papel principal.
Na televisão, trabalhou na Tv Globo, escreveu para o quadro “Saco de Risada” do Domingão do Faustão e estreou no multishow escrevendo os programas “TREME-TREME” e “BABY E ROSE”.
Como redator-final, chefia salas de roteiro no multishow nos programas “DRA.DARCI”, com Tom Cavalcanti e Fabiana Karla e “OS RONI”, com Whindersson Nunes e Tirulipa, que em 2020 foi o único programa da Tv brasileira, finalista no “New York Tv & Film Festival” na categoria comédia.
Para Netflix, escreveu a animação adulta LGBTQI+, “AS SUPER DRAGS”.